top of page
Buscar

Primeira Parcela do Décimo Terceiro Salário Chega Esta Semana: Aprenda Como Calcular e Garantir o Valor Correto!

  • Foto do escritor: F5 AGORA
    F5 AGORA
  • 25 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024

Parcela inicial corresponde a metade do salário do trabalhador, sem descontos de impostos ou benefícios, é o que explica isso e muito mais o Contador Liedo de França, do escritório MVF Contabilidade.

mãos com uma caneta e uma calculadora sobre a mesa, e papeis e moedas espalhados sobre ela

A primeira parcela do décimo terceiro salário que pode ser pago entre fevereiro de novembro de cada ano, este ano tem vencimento para sexta-feira, 29 de novembro, isso porque o dia 30 cai em dia não útil, no sábado, desse modo os empregadores são obrigados a antecipar o pagamento . Esse bônus é garantido por lei a todos os trabalhadores com carteira assinada e pode fazer a diferença no seu orçamento.


A legislação prevê diferentes formas de remuneração, abrangendo trabalhadores diaristas, horistas, comissionados ou pagos por obra. Cada caso segue critérios específicos para o cálculo do 13º.


Para os mensalistas, que compõem a maioria dos empregados formais, o cálculo da primeira parcela obedece a regras claras. Informe-se com um contador ou especialista para entender como funciona e garantir que o valor seja pago corretamente. Não deixe de conferir!


Veja como calcular o valor da primeira parcela:


  • Considere o valor total do pagamento do empregado, incluindo o salário-base, a média de horas extras, adicionais de insalubridade e periculosidade, e outros valores habituais que não sejam indenizações.

  • Considere quantos meses foram trabalhados de janeiro a dezembro. Para contratações ocorridas no máximo até o décimo quinto dia do mês, considere o mês como completo.

  • Calcule o valor da remuneração proporcional dividindo o total da remuneração bruta anual por 12 (quantidade de meses no ano) e, em seguida, multiplique esse resultado pelo número de meses que a pessoa trabalhou no período.

  • A primeira parcela corresponderá a metade do valor calculado.

  • A segunda parcela será os 50% restantes, já com os descontos de INSS, impostos, VR, VA, VT e outros habituais da folha de pagamento.

 
 
 

Comments


bottom of page